https://media.graphassets.com/GwGnoi3QRic7LrdW2Lf9
04 fevereiro 2022

Mercado de seguros e seu potencial com tecnologia

Inovação, transparência e comunicação são as principais atividades no cenário do mercado de seguros. A comercialização de seguros desenvolvidos a partir da tecnologia se tornou um passo importante para a modernização do mercado de seguros. Mas o que isso significa?

A transformação tecnológica trouxe propostas às seguradoras que facilitam a comunicação entre elas e os clientes, principalmente com a automatização de alguns processos que antes eram burocráticos e complicados.

Visibilidade do mercado de seguros com a tecnologia

Durante o primeiro trimestre de 2021, o mercado de seguros movimentou cerca de cerca de R$ 130 bilhões, valor 8,7% superior ao mesmo período de 2020, conforme dados da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) Em meio à pandemia, muitos processos se tornaram on-line, seja para pagar contas, vender ou contratar serviços on-line. Por isso, é viável que o mercado de seguros se aproprie de funções tecnológicas para criar a própria automatização de processos, desburocratizando pagamentos, agilizando protocolos e reduzindo gastos operacionais. A tecnologia auxilia nos mais variados processos, dentre eles:

  • Pagamento e regulação de sinistros “real-time” on-line;
  • O acesso da apólice por meio de aplicativos e sistemas que possibilitam a consulta e os respectivos contratos;
  • Precificação, subscrição dos riscos flexíveis que procuram observar os retornos lucrativos e estabilizar os resultados;

segurador de acordo com as especificidades do contrato de maneira mais rápida e padronizada;

  • Aplicativos que disponibilizam a consulta das apólices contratadas;
  • Plataformas que facilitam a comunicação entre prestadores de serviços e cliente;
  • Rede ampla distribuindo informações entre corretoras e seguradoras, conforme a LGPD;
  • E, um dos mais importantes: os serviços são mais direcionados aos clientes quando a seguradora já possui o conhecimento de quem é o cliente e como personalizar produtos on-demand.

Open Insurance e o uso da tecnologia no mercado de seguros

Assim como o mercado financeiro se beneficiou da tecnologia implementando Pagamentos Instantâneos (PIX), e o Open Banking para o segmento bancário, o mercado de seguros se reinventa com a necessidade de criar novas formas de prestação de seguros. Um exemplo disso é o mais novo termo Open Insurance, que está em debate pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Em síntese, Open Insurance possibilita a comunicação e coleta de dados dos clientes (com a devida autorização) para que as seguradoras possam personalizar os serviços e concorrer no mercado de maneira democrática, garantindo preços viáveis. De acordo com a SUSEP, os requisitos da Open Insurance são: convergência e interoperabilidade entre Open Banking e Open Insurance.

Nesse ínterim, as insurtechs (Insurance Technology) são propostas interessantes nesse segmento. Tudo indica que, com a tecnologia, as startups entram no cenário da Insurance, conseguindo inovar por meio de inteligência artificial e analytics e proporcionar aos clientes uma forma mais simples e customizada de contratar seguros privados.

Insurtechs: o futuro do mercado de seguros

O relatório da Accentura demonstrou que 94% das seguradoras acreditam que a integração de sistemas comunicadores como: plataformas, aplicativos e softwares é fundamental para o crescimento delas. Além disso, a tecnologia auxilia em uma melhor abordagem aos clientes na comercialização de seguros, que agora conseguem atender por ferramentas digitais e omnichannel, estratégias que usam de Inteligência Artificial para melhorarem a experiência dos usuários. Por isso, a evolução digital trouxe melhores práticas das seguradoras em demanda de clientes, incluindo segurança e resultados

Emissão de seguros on-line

A aceitação e emissão de seguros de forma sistematizada pode ser feita por meio de softwares, graças à tecnologia. Sendo assim, as etapas da inclusão de seguros são mais fáceis e práticas de serem acessadas, contendo:

  • Emissão de seguros;
  • A proposta de aceitação;
  • Documentação assinada com as cláusulas.

O modelo de Open Source para o mercado de seguro

Já ouviu falar do termo Open Source? Nada mais é do que um Código Aberto ou um Software Livre. Ou seja, é um servidor que pode ser alterado com diversos objetivos, de forma on-line e por qualquer pessoa com conexão à rede. Esse recurso não tem licença paga, então há a oportunidade de investimentos sobre esses serviços.

No ramo de seguros, os serviços das insurtechs e stakeholders propagam a criação de novas metodologias de negócios, por isso, é importante que a inovação de armazenamento e compartilhamento de dados se dê por meio de integrações e mudanças dos sistemas.

Benefícios de Open Source na indústria de seguros:

  • Combinação de informações internas e externas armazenadas por nuvens. Por exemplo: o Maps mostrando o caminho mais rápido para chegar ao seu destino, tudo conforme ao localizador do usuário;
  • Experiências digitais em formatos inovadores: a experiência do usuário é o foco da internet, ou seja, saber o que o seu cliente necessita, com as capturas de dados e a transmissão de informações;
  • Desburocratização: a internet veio para poupar tempo e facilitar nossas comunicações corporativas e comerciais, com Open Source é possível alterar o código sem grandes problemas.

Correlação do Open Source e Open Insurance

O órgão máximo de Seguros Privados já prevê uma mudança na indústria de seguros desde o debate sobre Open Insurance. Com a pandemia, é ainda mais notória essa evolução digital, pois é possível que o mercado de seguros se beneficie com dados financeiros e prevejam o desenvolvimento desse segmento.

O Open Source, integrado ao Open Insurance, possibilita combinação de recursos e limites corporativos avantajados, sendo assim, trazendo uma experiência ao usuário mais positiva, melhorando a intenção da aquisição de compra do cliente e oferecendo mais agilidade nesse processo.

Open Insurance e a ONLi

A ONLI está presente no grupo de desenvolvimento do Open Insurance Brasil (https://github.com/OpenInsurance-Brasil/areadesenvolvedor). Esta participação faz com que estejamos sempre atualizados sobre as especificações do sistema, promovendo um contato mais transparente entre a ferramenta e o cliente final. Tudo isso com o aval da Susep!

Saiba mais sobre Open Insurance e seu potencial com a tecnologia na Onli Seguros.

Muito obrigado por ler e, se você ainda gostou, sinta-se livre para compartilhar!