https://media.graphassets.com/MTcf07axQoCd7ctFuHjE
24 maio 2022

Automatização nas vendas de seguros: Por que e como automatizar?

Uma boa carteira de clientes garante a uma corretora o sucesso no mercado, pois, consequentemente, eleva sua margem de lucro. As corretoras podem ampliar essa margem de lucro tornando alguns processos mais eficientes.

Uma forma de trazer esta eficiência à sua corretora é através da automatização.

O cliente faz uma análise das corretoras antes de fazer uma compra, e alguns dos fatores de escolha são a qualidade do serviço, a agilidade e a segurança nas operações. Para conquistar a confiança do público e evoluir nos tópicos listados anteriormente é fundamental evoluir tecnologicamente automatizando alguns processos.

Este artigo aborda as principais vantagens de adotar as novas tecnologias, e acima de tudo, como adotá-las.

O que é automatização de processos

Antes de tudo, automatizar é fazer com que um processo ocorra de maneira automática, isto é, com pouca ou nenhuma interferência do ser humano. Basicamente, seria a substituição do trabalho massivo manual por um digital - mais tecnológico.

O programa de automação ajuda a organizar documentos, dados cadastrais e demais dados do mercado com mais segurança, sem contar a redução do espaço físico para a preservação deste material.

Por que automatizar?

Normalmente, este tipo de ação traz mais produtividade, pois diminui a taxa de erros por falhas humanas. Consequentemente, aumenta a lucratividade.

A automação permite, também, o armazenamento em banco de dados com um maior volume, dispensando a necessidade de arquivos físicos. Por isso, quando a capacidade de armazenamento aumenta, a capacidade de adquirir novos clientes também aumenta. Pois o espaço para guardar as novas informações é ilimitado.

Com os processos digitais, deixa de ser necessária a interferência do corretor e o tempo pode ser otimizado em processos que ainda não podem ser digitalizados. Com mais tempo disponível, é possível investi-lo na aquisição de novos clientes, divulgação da corretora ou ainda em outras tarefas. Vivendo em um mundo onde a agilidade é cada vez mais cobrada, a tecnologia vem como solução para manter a produção (ou ampliá-la) sem abrir mão da qualidade.

Um dashboard organizado, trás ao corretor uma melhor gestão em relação às suas vendas, às apólices em andamento, aos controles de cotação entre outros. Assim, a administração de relatórios, propostas e tudo que for necessário ocorrerá com mais facilidade e menor margem de erro, afinal, dados organizados melhoram as análises realizadas pelo corretor, sendo que este tem mais controle sobre os dados.

Além disso, a mobilidade e flexibilidade também estão no vocabulário das corretoras que decidem se automatizar. O corretor pode realizar seu trabalho de qualquer lugar e a qualquer momento. Como consequência da pandemia o acesso remoto vem sendo tendência em vários ramos, incluindo o de seguros.

Em suma, a automatização é aplicada para tornar os processos mais eficientes, organizando os dados e oferecendo uma gestão melhor estruturada.

Aquisição de clientes

Organização e agilidade ajudam a corretora a disponibilizar mais tempo para atração de novos clientes. Quem trabalha com seguros sabe que a velocidade das cotações é importantíssima para fechar um negócio.

O que o corretor deve fazer?

Inicialmente, um corretor deve estar atualizado sobre o ramo de seguros e suas atualizações, e para isso, temos o Blog da Onli seguros trazendo as principais informações sobre o setor.

Um dos primeiros passos para automatizar é implementar plataformas de venda digital e atuar no mercado online.

Plataforma integrada e vendas online

Uma boa plataforma faz com que a corretora ganhe tempo e economize recursos. Com interface amigável, o próprio cliente faz o lançamento de vários dados no sistema e grande parte do trabalho burocrático acontece de forma automática.

O usuário ganha mais autonomia e contrata o serviço naturalmente. Sendo este processo totalmente online, o cliente é capaz de concluir a contratação sem a interferência dos corretores. Como o processo de vendas é revolucionado através da ferramenta, o trabalho se torna muito mais estratégico.

Soluções Onli

A Onli oferece plataformas digitais para corretoras e seguradoras que tornam a administração muito mais simples e moderna.

Entre as várias funcionalidades, a Onli oferece um gerenciamento facilitado de produtos, com a possibilidade de criação de novos produtos para a distribuição digital e venda pela API. Essa ferramenta conta com um motor de cálculo dinâmico, criado pela Onli, com total autonomia das seguradoras para realização em suas taxas e tabelas. Também conta com a criação de produtos com base nos produtos/planos já criados.

Quanto ao gerenciamento financeiro, a plataforma traz praticidade na visualização e gerenciamento de recursos financeiros. Podem ser realizadas atividades como o fluxo de caixa, análise de pagamentos e recebimentos e até conciliação bancária.

Outro destaque da plataforma é o Underwriter, que consiste na automação na realização de análise de risco e aceitação de proposta.

A interface amigável da Onli permite uma gestão ponta-a-ponta desde a proposta até o pagamento de sinistros. Sendo possível gerar documentos e relatórios que auxiliem na organização e administração.

O painel conta com um Dashboard de acompanhamento seccionado por produto, canal, forma de pagamento e seguradora. Desta forma, é possível acompanhar as operações em tempo real com fácil acesso aos canais da corretora (via link) e ainda controlar possíveis inadimplências dos clientes.

Além de tudo isso, a plataforma conecta sua empresa com seu cliente da melhor forma possível, por exemplo, padronizando o envio de e-mails, implantando WhatsApp como canal de distribuição, e gerando link de envio de propostas e cotações. Existem várias formas de distribuições disponíveis na plataforma.

A Onli desenvolveu uma plataforma completa a fim de resolver todas as dificuldades das corretoras. Com várias possibilidades que tornam o dia a dia de quem trabalha no ramo de seguros muito mais prático. Entre em contato para descobrir tudo que a Onli tem a te oferecer. Esperamos o seu contato!

Te ajudamos com este post? Não deixe de seguir nossas redes sociais. Até a próxima!

Muito obrigado por ler e, se você ainda gostou, sinta-se livre para compartilhar!